21 de março de 2014

A delicadeza da síndrome de down




A artista irlandesa Emer Gillespie criou um álbum online com ensaios fotográficos feitos com a parceria de sua filha Laoisha, portadora de síndrome de down, ela inspirou-se em um outro projeto que se chama Duas Casas, onde retrata os dois lares de Laoisha, que vive em guarda compartilhada.
Emer entrega o total controle câmera para Laoisha, enquanto a filha da um show com as fotos Emer fica com a parte das edições, Emer conta que o interesse partiu da filha e com o tempo a ajudou muito, seu lado independente se fortificou e ela começou a criar as ideias para as fotos.
O projeto chamado de ''Picture you, Picture me'' vem sendo construído desde 2008, e Emer diz que pretende fazer um álbum de 18 anos para Laoisha, mas continuara com as fotos apenas enquanto a Laoisha tiver interesse em fotografar, pois o que importa é o prazer e divertimento da filha.
O projeto completo e outros vocês encontram no site dela Emer Gillespie.

     emergillespie.com

     emergillespie.com

     emergillespie.com

     emergillespie.com

     emergillespie.com

     emergillespie.com

     emergillespie.com

      emergillespie.com

     emergillespie.com

Não acabou galera, existe o grupo Special kids Photography, que tem por meio da fotografia praticar a inclusão social, combatendo o preconceito que as crianças portadoras de síndrome de down sofrem.
E para quem se interessou pelo assunto e é apaixonado pela sétima arte aqui fica uma listinha com alguns filmes que abordam o tema:

O Guardião de Memórias (2008) direção de Mick Jackson.
A Outra Margem (2007) direção de Luís Filipe Rocha.
Oitavo Dia (1996) direção Jaco Van Dormael.
Do Outro Lado da Luta (2005) direção Evaldo Morcazel.
City Down - A Historia de um Diferente (2011) direção José Mattos e P.C. Nogueira.


Fontes: Filmow
             Emer Gillespie
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...