23 de março de 2014

Dia Mundial da Água




Criado pela ONU, o Dia Mundial da Água (22/ 03) tem o embasamento de ampliar discussões relacionadas a esse nosso recurso natural.
Fundamental para nossa sobrevivência, a água doce faz parte de 2,5% do volume total de água na terra, onde a maior parte se concentra em geleiras. Por este motivo temos uma porcentagem pequena para nossas atividades
O problema é que mesmo na situação de escassez em que nos encontramos as pessoas ainda desperdiçam esse bem tão indispensável. Poluem rios  e riachos, deixam torneira aberta, demoram no banho, gastam água em excesso na lavagem de carros e calçadas, ou seja não dão valor.
Então o DaDoee separou algumas invenções de designers para ajudar a preservar a nossa água e também listamos abaixo algumas atitudes simples que fazem a diferença.

- Aproveitar as águas da chuva, armazenado-as de maneira correta;
- Fechar a torneira enquanto escova os dentes;
- Reaproveitar o papel. Isso é muito importante, pois para produzir papel gasta-se muitos litros de água;
- Acabar com o pinga-pinga da torneira. Uma torneira gotejando, gasta, em média, 46 litros de água por dia;
- Reduzir o consumo doméstico de água potável;
- Não contaminar os cursos d’água;
- Agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis);
- Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável;
- Ao tomar banho, devemos desligar o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto.
(Informações obtidas no Brasil Escola




Criado por Tommaso Colia, o chuveiro Eco Drop faz com que um sensação incômoda; por causa dos círculos concêntricos no chão; vá surgindo enquanto o chuveiro está ligado. Consequentemente a pessoa sai do banho, economizando assim 20% de água.


Em 1995 Lito Rodrigues elaborou o sistema Dry Wash, uma composição química que lava, impermeabiliza e dá brilho em automóveis, sem precisar de água. Ou seja, uma lavagem a seco que economiza aprox. 300 litros por carro.




Criado pelo designer Bas Van Der Veer, esta peça capta a água da chuva e a acumula em toda sua extensão, inclusive no "Raindrop", o regador que fica abrigado no seu interior. 
- Regar plantas com mangueira consome 180 litros de água, então um sistema desse vale muito a pena. 



Projetado por Jin-young Yoon, esse tijolo é feito de plástico e folhas em decomposição. Seu diferencial são os sulcos em seu interior que captam a água da chuva podendo ser armazenada para regar o jardim ou até mesmo em um poço subterrâneo a longo prazo.


Fontes: I Bahia
              Medindo água
              Casa e Jardim
              Hype Science
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...